A prova científica de que planejar ume negócio aumenta as chances de sucesso

As mudanças na economia, tanto em escala global quando nacional, o comportamento do consumidor, das famílias, os avanços tecnológicos e muitos outros itens, são sinais de que estamos vivendo um tempo nunca vivido no empreendedorismo brasileiro e mundial.


Não haverá escapatória para a maioria das pessoas, se não embarcar no empreendedorismo e, é sabido que começar uma jornada sem planejamento é caminhar rumo ao fracasso.


Link do artigo da fundadora da Viabilize / Valéria Effgen sobre a necessidade de empreender: https://valeriaeffgen.com/para-refletir/empreendedorismo/empreender-pode-ser-sua-unica-sauda-para-a-crise


Neste cenário o sistema oferecido pela Viabilize chega para ocupar um papel estratégico no que tange a ser o braço de planejamento do pequeno empreendedor, executando isto de maneira ágil e fazendo com que eles ganhem independência ao planejarem, eles mesmos, seus futuros negócios.


Alguns highlighs importantes:


Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, cada vez mais os microempreendedores estão conseguindo sobreviver no atual mercado brasileiro. “A alta representa que, mesmo diante do cenário desafiador da economia no país, as pessoas estão conseguindo manter seus negócios – a prova disso é que, recentemente, identificamos que 88% dos MEIs criados nos últimos dois anos ainda permanecem ativos”, comenta.

link da matéria completa: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/numero-de-novas-empresas-no-brasil-ultrapassa-2-milhoes-em-agosto-revela-serasa-experian


O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian registrou 3,1 milhões de novos empreendimentos em 2019, o maior número desde o início da série história em 2010. Do total, 80,7% são microempreendedores individuais, que chegaram a 2,5 milhões no período. A alta no acumulado do ano foi de 23,1% com relação a 2018 e a variação no comparativo entre dezembro de 2018 e 2019 foi de 19,6%.


Os setores de maior destaque em 2019 foram de Serviços de Alimentação (8,2%), seguido pelos Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal (6,9%) e Reparação e Manutenção de Prédios e Instalações Elétricas (6,6%). Confira abaixo:


Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, 2019 foi marcado pela necessidade de geração de renda da população. “A economia não cresceu como o esperado e o desemprego continuou em patamares elevados. Por isso, a população buscou alternativas para pagar suas contas e se tornou empreendedora."


Um indicativo disso são os setores de maior destaque, que demandam um investimento baixo do empreendedor para iniciar o negócio.


Como você pôde observa, a estatística é a ciência que comprova todos os fatos em números. Os números não mentem. O planejamento é o melhor instrumento para evitar que o empreendedor caia nestes problemas e erros.


Encontrar os problemas depois que o negócio está funcionando torna a sua solução muito mais complicada do que quando nos deparamos com eles no  momento da simulação.


O plano de negócio é, na verdade, um grande simulador para o que o negócio vai ser na prática. 


É uma grande oportunidade que você não deve disperdiçar.

Veja também