Planejar é sobre definir expectativas.
Engana-se quem pensa que um plano de negócio é um documento escrito para entregar para alguém de fora. Trata-se de um documento que, embora seja muito útil para apresentar à investidores e apoiadores, é essencialmente, um documento que serve para o empreendedor utilizar como guia para sua jornada.
É como se fosse um diário de bordo escrito antecipadamente de forma que o piloto preveja o máximo possível os desafios que vai enfrentar e os resultados que vai obter.
O processo de gestão de um negócio, então, começa desde o planejamento do negócio, pois é nele que o empreendedor trata de estabelecer metas para depois acompanhar, avaliar e revisar.
O empreendedor que quer obter mais resultado precisa usar o plano de negócio para definir marcos, tarefas, medições de desempenho e números para acompanhar.
Depois da implantação do negócio em si, é fundamental que reúnam-se as pessoas uma vez por mês (ou mais) para revisar os resultados, fazendo assim, algo como uma prestação de contas sobre o que foi planejado.
Planejar é gerar expectativas e gerir é o ato de acompanhá-las.
Vamos ver então como fazer isto acontecer na prática?
Comece por um plano de negócio simplificado:
Se seu objetivo não é necessariamente um investidor, mas sim usar seu processo de planejamento de negócios como uma ferramenta de gestão, então você não precisa, necessariamente, de um documento formal de plano de negócios, com seus resumos e descrições mais longos. Comece com um Plano de Negócio de Bolso (um plano simplificado/resumido contendo somente o que te interessa). A partir deste plano simplificado siga os passos a seguir para que sua gestão começe no mesmo minuto em que começar sua fase de planejamento.
1. Use seu Plano Simplificado para definir e executar estratégia
A estratégia de negócios no mundo real de pequenas empresas e startups não precisa ser acadêmica – precisa sim, ser focada.
Estratégia é uma questão de dizer não com frequência e sim apenas na hora certa. Acredite! Há uma extrema utilidade em um Plano de Negócios enxuto que resume a estratégia em alguns pontos ação, que você pode usar como um lembrete quando estiver distraído na gestão do dia a dia ou até mesmo quando as novas ideias brilhantes forem surgindo na sua cabeça.
2. Alinhe táticas com estratégia
Táticas são os pilares da execução da estratégia. Elas refletem a execução da estratégia na rotina do dia a dia da empresa.
Sem as táticas é como se você tivesse uma casa de um lindo teto, mas sem paredes!
As táticas incluem preços, distribuição, mensagens, promoção, presença em mídias sociais, branding, conteúdo, plano de produto, datas de lançamento, recursos utilizados, versões e embalagens, recrutamento de equipes, ações financeiras, uso de capital próprio ou de terceiros. Enfim, é uma lista infinita.
Certifique-se de que as táticas correspondam à estratégia e evite ficar no seu dia a dia trabalhando como se estivesse “batendo cabeça” ou "apagando incêndios".
3. Defina detalhes concretos
Relacione suas ideias e suposições, em seguida parta para definir marcos principais totalmente realistas, atribua tarefas, defina medições, padrões de desempenho, defina itens para rastrear e defina um cronograma de revisão pelo menos uma vez por mês para revisar os resultados e revisar conforme necessário.
Ajustar as metas regularmente é tão importante quando defini-las inicialmente.
4. Faça suas projeções financeiras
Englobe uma previsão de vendas, orçamento de gastos e planejamento do fluxo de caixa. Olhe regularmente para suas finanças para manter seu negócio nos trilhos.
No caso do acompanhamento financeiro você não deve esperar o mês passar. Tenha uma rotina diária, ou pelo menos semanal, para confrontar sua realidade com sua expectativa. Depois leve os resultados destas análises para sua reunião mensal.
É óbvio que ninguém tem uma bola de cristal, mas entender a realidade e prever o mais próximo dela possível, pode ajudar você e sua equipe a entender melhor no que estão atuando e se suas táticas têm sido eficazes.
5. Revise regularmente
Quando as pessoas estão envolvidas no processo de planejamento, a revisão tende a se tornar automática. A reunião mensal de revisão é fundamental e deve começar com a revisão de cenários para ver o que mudou. Em seguida, se revisa marcos, para ver quais foram transpassados e os progressos que ocorreram. Então se revisa os indicadores de desempenho por meio da análise dos números.
A mágica acontece a partir daí e ela está alinhada com uma característica natural das pessoas, pois elas se preocupam com o que têm para mostrar aos seus pares e é aí que colocam mais capricho e dedicação no seu trabalho. Com isto quem ganha é a empresa.
A reunião fui naturalmente, pois a pressão dos pares é automática e ninguém precisa fazer o papel de chefe para que isto aconteça.
Um bom plano de negócio é o início de uma boa gestão.
É uma pena que o planejamento de negócios seja subestimado inúmeras vezes pelo simples fato de que algumas pessoas pensam que um plano de negócio é um documento usado apenas uma vez, na abertura do empreendimento. Muitos pensam que depois de abrir e começar a trabalhar o documento se tornará descartável e obsoleto. Alguns também pensam que um bom plano é apenas um instrumento para captar um investidor ou conseguir um dinheiro no banco.
A verdade é que o planejamento de um novo negócio é a melhor maneira de obter o que você quer do seu negócio. Ele serve para organizar e coordenar estratégia, táticas, atividades empresariais e o trabalho em equipe, além, é claro de te empurrar rumo aos resultados projetados.
Se você estiver em busca de um instrumento que te ajude efetivamente a implantar e caminhar rumo a um negócio perene e durável, com resultados, te indicamos a utilizar o sistema VIABILIZE.APP que te ajudará em todo o processo.
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