Uma das etapas mais importantes quando planejamos um negócio é a definição exata de qual será o público que será o alvo do seu produto ou serviço. Afinal, como diz o dito popular, é impossível servir a gregos e troianos.
Isto significa que para aumentar as possibilidades de sucesso do negócio, é essencial que você entenda quem será o público-alvo. Não adianta imaginar que todo mundo comprará seu produto ou serviço. Quem comprará é a pessoa que tem as características certas que seu produto atende.
Hoje em dia, nem arroz com feijão se vende para todo mundo. Cada dia que passa os consumidores estão mais exigentes e completamente cientes do que querem ou precisam.
Portanto a segmentação de mercado é muito importante tanto para quem já tem uma empresa quanto para quem pretende abrir uma! A segmentação representa exatamente a divisão dos consumidores em grupos com desejos de compra e necessidades específicas.
Após definir a segmentação, seu principal objetivo torna-se direcionar os trabalhos de marketing para que seu produto atenda de forma adequada o seu público, além de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e melhorias nos produtos e serviços atuais.
Para fazer uma boa segmentação é preciso considerar alguns parâmetros. Colocamos aqui três variáveis a serem consideradas neste processo:
1 - Variáveis geográficas:
Analisa as diferentes localidades onde os elementos de mercado são encontrados.
Considerar a questão geográfica é importante, pois existe muito regionalismo com seus costumes expositivos que geram grandes diferenças na aceitação dos produtos.
Há casos em que não se fez uma análise correta e os produtos chegaram a ser completamente rejeitados por simples questões de costumes não considerada.
2 - Variáveis demográficas:
Dizem a respeito à idade, sexo, renda, grau de escolaridade etc.
Esta tem sido a variável mais utilizada pelas empresas. Pois ela trata especificamente das particularidades pessoais dos consumidores. Um exemplo prático desta variável aplicada seria a definição da diferença na cintura das calças femininas e masculinas. É fácil de entender com este exemplo, pois todos conseguem perceber que não vestirão bem em nenhum dos dois gêneros se as medidas forem iguais na média.
3 - Variáveis psicográficas:
referem-se aos indivíduos e a seus diversos aspectos, como por exemplo estilo de vida, costumes pessoais, personalidade e hábitos. Por exemplo, se você pretende montar um produto digital para “nerds” precisa colocar um suporte que funcione a noite, pois é o horário em que este público mais usa o computador, internet e serviços. Entende?
Agora que já temos ideia de como segmentar nosso mercado, precisamos pensar na vantagem, pois feita corretamente, gera maior proximidade com o consumidor final, gera relacionamento, recorrência e te dá a possibilidade de oferecer bens e serviços altamente competitivos, além disto, ajuda sua empresa a penetrar no mercado de maneira focada economizando seus preciosos recursos.
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