Informações básicas de um plano de negócios

O modelo de plano de negócio mais conhecido é o tradicional, baseado em dissertação a respeito do que se pensa em empreender. Este modelo exige do empreendedor uma pesquisa detalhada e uma grande capacidade de descrever suas ideias.

 

O plano de negócio tradicional tem um roteiro muito bem estabelecido. Ele trata de uma descrição bem detalhada do negócio que será montado, na qual o empreendedor faz uma série de análises e pesquisas para chegar à elaboração do seu modelo de negócio.

 

Neste sentido um plano de negócio tradicional vai conter:

 

Sumário executivo


É uma das partes mais importantes do plano de negócio, pois através dele você poderá apresentar a sua empresa de uma forma geral. Contém informações de onde surgiu a ideia, um resumo do mercado, um resumo do funcionamento do negócio e dos principais números. O objetivo dele é fazer quem está lendo querer continuar lendo até o final. No processo de elaboração, o Sumário Executivo deve ser a última seção a ser escrita, pois depende de todas as outras seções.
 

Análise de mercado


Ele ajuda você a compreender o mercado onde vai atuar, afinal é fundamental conhecer as características do consumidor, análise da concorrência, participação dos principais concorrentes e os riscos do negócio. Estes elementos servem para se decidir uma estratégia mais assertiva e com maiores chances de acerto.

 

Plano de Marketing


É a forma estruturada de como a sua empresa irá ofertar os produtos e serviços, ele deve contemplar descrição de tais produtos, sua qualidade e utilidade, diferenciação em relação a concorrência e inovações, além disso define como será a exposição, ou seja, marketing digital, físico ou ambos. Define também o processo de venda para que o produto/serviço possa chegar até o cliente final.

 

Plano Operacional


Define como a empresa irá desenvolver seus produtos e serviços, descreve o processo operacional para produzir ou executar serviços. É nele que são definidos os principais custos e gastos da empresa, como por exemplo o tamanho da folha de pagamento, fornecedores de insumos, custos com instalações e demais despesas operacionais.  O plano operacional define efetivamente como a empresa funciona por trás dos holofotes. Ele é o principal insumo para o plano financeiro.
 

Plano Financeiro


É o resultado final do plano de negócio e a principal base para a tomada de decisão se o empreendedor monta ou não o negócio de fato, pois apresenta em números todas as ações planejadas. Quando o empreendedor, nas etapas iniciai, concluir que o negócio tem potencial e espaço no mercado, é hora de calcular o investimento de implantação, equipamento, móveis e veículos, assim como as despesas para a operação do negócio depois de aberto. Não podendo esquecer também de projetar o capital de giro necessário para os primeiros meses de poucas vendas.

 

Esta é a metodologia padrão de elaboração, nela se escreve muito depois de fazer as pesquisas e análises, mas há um maneira mais otimizada de fazer este planejamento, que é através da metodologia que a Viabilize estruturou que guia o empreendedor nos pontos a serem analisados, além é claro de fazer todos os cálculos de viabilidade do negócio.

 

Se você quer planejar seu negócio, começando pela avaliação da ideia até o plano de ação de implantação clique aqui e começa agora mesmo!

Veja também