Certo dia fui confrontada por um cliente que, embora tivesse o ponto de vista dele compreensível, estava com um pensamento incorreto. Sua pergunta foi:
"Por que eu preciso usar a forma tradicional de fazer planejamento estratégico se a gente observa pessoas começando negócios digitais a partir do Instagram e crescendo numero de seguidores? É só falar no tema postar e tudo acontece."
Ledo engano, a verdade é que é isto que eles querem que pensemos: que eles começaram do nada e, sendo catedráticos em algum assunto, simplesmente começaram a falar sobre ele sem qualquer intenção além da boa vontade de passar informação para seu público. É isto que se falam nas entrevistas sobre como conquistaram este grande sucesso. “Começou tudo por acaso e eu não sabia que chegaria até aqui”.
É óbvio que lá atrás em um tempo distante (mas muito lá atrás mesmo, tipo quem começou antes do até Instagram existir), talvez alguns tenham começado sem saber no que isto tudo iria se tornar, porém de 5 anos pra cá nada começou sem planejamento.
Um grande exemplo deste setor são as blogueiras de moda. Elas estão sempre antenadas com o que está acontecendo, com as tendências e, embora muitas vezes não documentem o plano, elas têm uma estratégia bem definida: postar fotos das lojas, muitas vezes sem ganhar nada e comprando os looks, na esperança de se destacarem para poder, inicialmente ganhar as roupas das lojas para postarem ainda sem ganhar nada além das roupas e só depois poderem colocar preços nas postagens. Dentro destes caminhos, elas combinam com outras blogueiras de trocar indicações, vão a locais para pedirem para tirar fotos e fazer postagens de graça. Enfim, é uma verdadeira saga.
Só que toda esta saga é feita para parecer que aconteceu naturalmente. Algo do tipo “sou linda, faço fotos lindas por natureza, todos gostam de mim e por isso sua marca deve patrocinar comigo”. Isto é pura estratégia, e das boas.
Mas o que queremos mostrar com este texto? Simples, para montar qualquer negócio, seja ele digital, espacial, grande, pequeno e de qualquer natureza, é preciso estratégia. A estratégia ajudará a você traçar o caminho para chegar ao seu objetivo. Ajudará você a errar menos, a perder menos, a investir certo e a ter resultados mais duradouros.
A estratégia pode errar? Claro que pode! Se a pessoa não se preparar direito é claro que pode errar.
Mas o que eu preciso fazer então para conseguir traçar o caminho com a menor margem de erro possível? Vamos lá com as dicas, mas não tem novidade nenhuma, como meu cliente bem falou é uma ferramenta antiga:
- Avaliar o contexto geral: hoje em dia para montar um negocio aqui é preciso saber como anda a China, quem vai ser o próximo presidente, governador, prefeito, o que as pessoas estão preferindo fazer da vida e por aí vai. Uma boa ferramenta para isso é a PEST.
- Avaliar o setor de concorrência: aliás, importante dizer, antes de avaliar deve-se identificar o setor da forma correta. Um dos erros mais comuns é achar que sua concorrência está em um setor quando na verdade está em outro (produtos substitutos) a ferramenta para isso é a 5 forças de Porter.
- Identificar as oportunidades e ameaças advindas do mercado global e local, assim como os pontos fortes e pontos fracos do seu negócio. A ferramenta para consolidar isto é a Análise SWOT (veja, todas as ferramentas antigas, mas até onde sei não inventaram nada melhor).
- Definir o posicionamento: Aqui a gente entra com missão [qual a razão de ser do negócio], valores e princípios [o que eu não abro mão de fazer para que isto aconteça, ou o que eu não aceito fazer de jeito nenhum]. Estes insumos vão basear a caminhada, por exemplo: vou abrir uma empresa para atender o setor público e meu valor principal é a honestidade, isto indica que não devo aceitar acordos s propinas... Para isto serve o posicionamento.
- Definir os objetivos: todos sabem que para atingir um objetivo grande fica mais fácil quando quebramos em objetivos pequenos. Pois bem, aqui vem a visão que é o objetivo principal [tipo quero ser grande em venda de charutos] e os objetivos menores [conquistar o mercado local, conquistar o estado, o país e por aí vai]
- Elaborar os planos de ação: aqui sim é onde se materializa a estratégia. Ela resulta em um conjunto de planos de ação para coordenar e acompanhar a realização de atividades que todas juntas resultarão no objetivo principal que é a visão.
Tem um monte de ferramentas envolvidas, mas estas são as principais que fazem parte de um bom planejamento. Se você pensar em modernidade parece que nada disso é atual, e te digo, isso foi desenvolvido há muito tempo atrás mesmo, mas até hoje não vimos ninguém criar algo mais efetivo para quem quer ser firme e perene na conquista dos objetivos.
O que vemos nas “inovações” modernas são ferramentas para automatizar estas tarefas, mas isto sempre resultará em tarefas que terão que ser feitas, seja por pessoas, por computadores ou por robôs.
Estratégia a gente faz o tempo todo, até mesmo sem perceber, porém o planejamento estratégico serve exatamente para organizar estas estratégias e otimizar os recursos envolvidos.
Não se prive de elaborar uma boa estratégia com uma etapa de planejamento. Você encurta o caminho para o sucesso com ela. Ao fim do processo é sempre o bolso que agradece.