Transforme sua paixão em negócio

Se o que você faz nas suas horas de "folga" é sua verdadeira paixão, então por que não considerar fazer disso sua carreira também? É muito especial fazer o que gostamos de fazer, principalmente proque você vai passar a maior parte da sua vida fazendo isso.


No entanto, será necessário mais do que apenas paixão para lançar um negócio de sucesso. Vai levar tempo, dedicação, planejamento e um pouco de risco de sua parte.


A primeira  pergunta que você deve se fazer  é se empreender é mesmo pra você!


Tenha em mente que quando você começar a trabalhar, como empreendedor, naquilo que você gosta de fazer, pode ser que o divertimento seja substituído por responsabilidade, portanto em alguns momentos você terá que levar sua recreação mais "a sério".


Mas, se você realmente quer empreender no que ama, vamos aos 10 passos para transformar seu hobby em um negócio:


1. Defina uma meta


Simplesmente decidir transformar seu hobby em um negócio não é um objetivo em si. agora você precisa criar uma meta como empresa sobre aquilo que você gosta de fazer. Determinar claramente os objetivos do seu novo negócio pode ajudá-lo a manter o rumo e lembrar por que decidiu se tornar um empreendedor.


2. Faça sua pesquisa


Muitos empreendedores caem na armadilha de ficar apaixonados por um produto ou ideia de negócio simplesmente porque gostam dela. Começar com algo pelo qual você é apaixonado pode ser perigoso. É por isso que você precisa realizar uma pesquisa de mercado para garantir que sua ideia de negócio não seja apenas atraente para você, mas sim, tenha uma demanda real a ser atendida.


Este processo consiste simplesmente em você aprender mais sobre seu cliente potencial. Você está fazendo perguntas, olhando para o mercado disponível, analisando concorrentes e identificando seu mercado-alvo.


Nesta etapa, basta que você faça o suficiente para verificar se sua ideia é bem pensada e tem potencial no mercado. Você provavelmente voltará a esta etapa com bastante frequência ao longo da vida de sua empresa e terá oportunidades de esmiuçar bastante seu entendimento de mercado.


3. Identifique um modelo de negócio


A segunda metade de fazer sua pesquisa é identificar um modelo de negócios. Pode ser muito fácil encontrar um problema, ter uma ideia e pular direto para o desenvolvimento de um produto ou marca. Mas se você não entender completamente como vai realmente ganhar dinheiro, você nunca vai fazer seu negócio decolar.


Para simplificar, você precisa saber:

  • Quanto custará para fazer seu produto ou serviço.
  • Quanto custará para vendê-lo.
  • Quanto seu cliente está disposto a pagar.


Você também precisa considerar como vai realmente vender o produto. Será um modelo de assinatura? Uma compra única? Receita de anúncios? Franchising, leasing ou talvez até financiamento coletivo?


Encontre uma plataforma que se adapte à sua base de clientes, oferta de negócios e estratégia de preços. Apenas certifique-se de que o modelo que você escolher trará mais dinheiro do que seus gastos. E para ser claro, você sempre pode ajustar e adaptar conforme avança, mas é melhor começar com o pé direito.


4. Teste sua ideia


Você fez sua pesquisa e estabeleceu um modelo de negócios, mas aqui está o problema, tudo isso é hipotético. Você acha que há uma oportunidade. Você acha que conhece seu cliente ideal e como vender para ele. Mas você não tem certeza.


Então, antes "partir para cima", você vai precisar validar sua ideia. Você já fez um pouco disso ao fazer perguntas aos clientes em potencial, mas é aqui que você testa se eles realmente vão comprar.


Algumas maneiras de fazer isso incluem: lançar uma página de destino em breve, fazer pedidos antecipados, vender uma tiragem limitada, executar uma campanha de financiamento coletivo e até mesmo exibir anúncios digitais.


Existem muitas maneiras de testar e seu método realmente depende do seu modelo de negócios.


Agora, a chave para validar sua ideia com sucesso é definir com métricas de sucesso em mente. Quer se trate de uma série de inscrições em boletins informativos, valores de pedido antecipado ou conversões em anúncios, você precisa saber o quanto representa o sucesso.


5. Desenvolva um plano de negócios


Se você achar que sua ideia tem tração, é hora de oficializar as coisas. Escrever um plano de negócios ajuda a colocar tudo o que você fez até agora em ordem e garante que estará cobrindo todas as suas bases. É aqui que você reúne todas as suas pesquisas de mercado, metas de negócios, custos operacionais e pensa sobre metas e marcos de longo prazo.


Você não precisa se preocupar em montar um plano de negócios de mais de 30 páginas e, em vez disso, pode começar com um plano enxuto. O Plano de Negócio Simplificado é um método mais simples e eficiente de planejamento de negócios que permite que seu plano cresça e se adapte ao seu negócio.


Se você não tiver certeza de por onde começar com seu plano de negócios, pode baixar nosso modelo de planejamento enxuto gratuito. Ou se desejar um processo simplificado que elimine as suposições ao construir um plano, você pode querer considerar investir em um software de planejamento de negócios como o Viabilize.


Assim você obterá instruções passo a passo à medida que desenvolve seu plano e uma solução de longo prazo para manter e atualizar suas finanças . Isso garante que você gaste mais tempo administrando seus negócios e menos tempo vasculhando planilhas e documentos do Word.


6. Coloque suas finanças em ordem


Você identificará naturalmente seus custos iniciais e operacionais em todo o processo de planejamento de negócio e com um pouco de esforço você vai gerar os seguintes indicadores/demonstrativos:

  • Demonstração de resultados
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Previsão de vendas
  • Plano de mão de obra
  • Índicadores econômicos do projeto (TIR, VPL, ROI)

Um plano financeiro completo é valioso para você acompanhar como está o desempenho de sua empresa e identificar áreas de melhoria. Eventualmente, se você solicitar um empréstimo ou apresentar seu negócio, esta será uma peça vital para receber financiamento com sucesso.


Por último, você também precisará colocar suas finanças pessoais em ordem, ou seja, saber se o esultado do negócio será suficiente para te manter como empreendedor e também se você tem lastro financeiro para bancar o negócio por um tempo.


Indicamos muito que você separe sua empresa de suas finanças pessoais, assim poderá garantir que um não impacte no outro negativamente.


7. Aprenda as noções básicas de marketing


O potencial do seu negócio pode definhar rapidamente se você não estiver conquistando clientes. Por isso é fundamental que você faça algumas pesquisas e conheça alguns princípios básicos de marketing desde o início.


Existem muitos métodos de marketing off-line de baixo custo que você pode considerar, bem como práticas de marketing digital para manter em mente.


No mínimo, certifique-se de configurar um site e canais de mídias sociais para o seu negócio. Além disso, você também pode considerar a veiculação de anúncios digitais na Pesquisa do Google e no Facebook, que pode ser um método de baixo custo para construir uma base de clientes.


8. Conquiste seus clientes


Isso pode parecer uma etapa óbvia, mas é vital para o sucesso a longo prazo. Você testou e validou sua ideia, o que pode ter gerado vendas, mas agora é hora de obter seus primeiros clientes oficiais.


Eles serão conquistados por meio dos canais de vendas e marketing que você estabeleceu e representam tudo o que você planejou, colocado em ação.


Para garantir que dê certo, ofereça descontos promocionais, incentivos e até serviços gratuitos em troca de avaliações e feedback. Seu grupo inicial de clientes, serve como trampolim para construir um público e uma reputação positiva.


Aprenda tudo que puder com esses primeiros clientes para crescer e refinar seu modelo de negócios e suas estratégias de marketing. Com as estratégias certas, você pode fazer seu nome no mercado e resolver quaisquer problemas iniciais que desencorajem os clientes menos interessados.



9. Defina marcos


Marcos são pontos de controle que você precisa definir em seu plano de negócios. Eles devem evoluir à medida que você opera seu negócio, vê os resultados e ajusta sua trajetória de acordo.


Embora você provavelmente estabeleça marcos para colocar sua empresa em funcionamento, também precisa ter claras as metas que pretende atingir a longo prazo.


Use essas metas de longo prazo como uma força orientadora para se tornar um empresário de sucesso. Eles podem ajudar a informar quaisquer ações de curto prazo e garantir que você permaneça no caminho certo sem correr riscos desnecessários.


10. Encontre um mentor


Agora que você iniciou seu negócio com base na sua paixão, pode ser hora de expandir sua rede e encontrar um mentor de negócios. É alguém que já passou pelo processo antes e pode ajudar a guiá-lo durante os estágios de inicialização e crescimento. Eles podem ser alguém em sua rede atual, um antigo colega de trabalho, parte de uma comunidade local de novas empresas ou até mesmo um empresário conhecido.


A única coisa que você precisa ter em mente é que você não deve tentar forçar a orientação. Em vez disso, deve ocorrer como parte natural do crescimento de sua rede profissional. Fique atento, mostre a vontade de aprender e tenha seu plano de negócios ou apresentação de argumento de venda à mão para mostrar como você está lidando com uma nova empresa.


Esteja preparado para o momento pós-implantação


Se você seguiu essas dez etapas, há uma boa chance de ter transformado seu hobby em um negócio com sucesso. 


lembre-se que, se você acabou criando um negócio, o processo pode azedar aquilo que antes era sey hoby. É natural ocorrer uma decepção conforme você cai na cadência regular das operações de manutenção diária do seu negócio.


Lembre-se de que isso é perfeitamente natural e sempre haverá oportunidades de crescer e experimentar que injetarão esse entusiasmo de volta.



Veja também