O que significa realmente o conhecimento de mercado?
Quando a maioria de nós pensa em competitividade, a concorrência direta do setor é a primeira coisa que vêm em mente. Isto ocorre porque realmente é o item mais fácil de se identificar.
Se você tem uma padaria, por exemplo, obviamente sabe quais são as padarias da região e quais as opções que seu cliente tem. Mas vamos além, será que você mapeou que as pessoas podem estar com uma preocupação maior com a saúde e podem estar substituindo o pão matinal por uma porção de ovos mexidos facilmente feitos em casa? Percebe que a competitividade vem, não somente da padaria vizinha, mas também da possibilidade de o cliente fazer seu próprio lanche matinal?
Estas e outras nuances são extremamente importantes e é preciso ter conhecimento amplo de todas elas, se você quer evoluir e crescer como empreendedor, é claro!
É preciso olhar além. Imagine planejar um negócio sem considerar que haverá uma mudança de governo, sem considerar que as famílias estão mudando, sem medir os avanços tecnológicos, de acessibilidade, novos materiais, produtos e serviços.
Sem estas considerações em um planejamento, seja de um novo negócio ou de um negócio existente, as chances de errar são grandes.
Apenas pela nossa perspectiva setorizada, não há como controlar o que acontece no ambiente externo. Ao contrário disto, pois tudo que acontece nele, além de não podermos mudar, impacta diretamente no nosso negócio e na nossa vida.
De forma geral para que você consiga ter uma boa visão de mercado é necessário:
- Analisar o macroambiente e como ele impacta na sua ideia extraindo dele as oportunidades e as ameaças. Para isto utilizamos uma ferramenta chamada Análise PEST.
- Avaliar o seu setor de atuação considerando os concorrentes que já existem, os possíveis produtos que podem ser substitutos de consumo do seu, o nível de facilidade de entrarem novas empresas como a sua, como é o poder dos fornecedores sobre o negócio e como é o poder dos clientes sobre o negócio. Para isto utilizamos a ferramenta 5 Forças de Porter.
- Entender o ciclo de vida do seu setor de atuação para saber se está em introdução (setores novos), crescimento, maturidade (já estabilizado) ou declínio (setor se acabando).
- Entender os Fatores chave de sucesso, que são aqueles ingredientes básicos e IMPRESCINDÍVEIS que negócio precisa ter para se destacar (ou se manter vivo) em seu setor de atuação.
- Fazer uma boa autoavaliação e saber qual é seu real posicionamento mediante a todas estas vertentes de impacto, identificando internamente seus pontos fortes e pontos fracos.
- Realizar uma contextualização de todos estes pontos, fazendo um contraponto entre pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Para isto utilizamos a ferramenta Análise SWOT.
Parece difícil, e pode ser realmente, se você tiver que se aventurar nesta sozinho. Mas há ferramentas que podem te ajudar com muita eficiência, a fazer uma análise confiável.
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