Um dos grandes erros do empreendedor, quando pensa em implantar seu negócio, é não cuidar corretamente dos detalhes operacionais.
O empreendedor pensa que, por saber executar determinada atividade, que normalmente reflete a atividade principal, ou processo chave, do seu negócio, não precisa pensar em mais detalhes, afinal considera que sabe fazer o que realmente precisa ser feito.
No entanto, é justamente aí que ocorre a principal falha. Muitos fazem excelentes produtos, mas não cuidam das etapas necessárias para que este produto chegue até o cliente, ou mesmo para que os insumos corretos nos preços corretos cheguem até a sua produção.
No âmbito das empesas de serviços, também observamos muito este dilema. Pessoas extremamente talentosas, que sabem fazer produtos e serviços maravilhosos, não conseguem mapear os processos que envolvem as arestas da sua produção. Tenho certeza de que você já viu pessoas que produziram aplicativos bons, sistemas maravilhosos que não passaram de ser vendidos a poucos clientes.
Além de óbvias deficiências de marketing, isto pode ocorrer devido a um dimensionamento operacional falho e, não se engane, pois até o conhecimento de marketing é refletido em um processo operacional de marketing bem delimitado e controlado. Portanto o detalhamento operacional do negócio é extremamente importante e é, por muitas vezes, negligenciado pela maioria dos empreendedores.
Apenas como informação, nos modelos tradicionais de escrita de plano de negócio esta etapa é conhecida também como Plano Operacional, e, como já citamos anteriormente, esta etapa é uma das mais importantes, pois garante que o empreendedor não esqueça de nada no que tange à execução do seu negócio.
Um bom checklist é o primeiro instrumento que você precisa ter (e fazer) para que seu projeto e futuro negócio funcione de maneira que possa permitir seu crescimento.
Alguns pontos que você precisa considerar:
- Quais produtos e serviços que vai oferecer?
- Qual seu tipo de persona?
- A empresa terá estrutura física ou as pessoas trabalharão de casa (local livre)?
- Onde vai ser localizada sua empresa?
- Como será o layout do seu espaço?
- Como vai definir o que será produzido/criado?
- Quais serão seus principais fornecedores?
- Como será o processo de trabalho da sua empresa?
- Quais serão os parceiros chave para que o negócio atinja seus objetivos?
- Quais as funções que você na sua empresa?
- Existem funções que serão executadas por pessoas externas, parceiros etc.?
- Quais as aptidões e/ou competências são necessárias para executar o trabalho?
- Quais treinamentos serão necessários?
- Como será a remuneração dos colaboradores?
- As pessoas participarão do resultado da empresa?
- Quanto à sua proposta de valor
- QUALIDADE (durabilidade, resistência, confiabilidade)
- IMAGEM (embalagem, logomarca, status associados etc.)
- INOVAÇÃO (o que seu produto ou serviço possui de novo no mercado)
- INFORMAÇÃO (quais informações facilitarão a compra do seu cliente?)
- GARANTIA (como o cliente terá menos risco ao comprar seu produto)
- CONVENIÊNCIA (como você economizará tempo e esforço do cliente)
- SERVIÇOS (quais serviços estarão associados ao seu produto?)
- Quais outros aspectos são importantes para seu cliente
- Onde você deseja que seu preço se encaixe?
- Quais serão os métodos de pagamento?
- Quais serão os prazos de pagamento?
- O cliente terá algum brinde ou período de teste do produto?
- Relacione os investimentos necessários
- Saiba suas fontes de recursos financeiros
- Faça uma boa projeção de vendas
- Preveja os custos e despesas
- Projete os resultados
- Projete o fluxo de caixa futuro
Considere utilizar uma ferramenta para te ajudar nesse planejamento. Indicamos a Viabilize que é muito completa e contem todos os itens acima para que você saia preparado para sua empreitada.