O que significa realmente o conhecimento de mercado?
É importante passar pela fase de diagnóstico para que se faça um bom fechamento da análise de mercado. Mas caso você já se sinta em um nível mais avançado pode partir logo para a identificação direta das oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos diretamente pelo diagrama da SWOT.
Se você está neste ponto, significa que provavelmente fez uma análise de mercado completa ou tem uma ideia dela.
Contudo, tenho certeza de que percebeu que, fazendo os passos sugeridos, gerou muitos dados e estes dados precisam ser compilados para que possam ser transformados em estratégias reais para fazer seu negócio decolar.
Basicamente até aqui você identificou oportunidades e ameaças que o cenário externo imputa ao seu negócio para as quais você precisa se adaptar e também, foi capaz de perceber seus pontos fortes e, claro, seus pontos fracos.
A análise SWOT entra exatamente aqui na organização destas informações.
Do ponto de vista da estratégia empresarial, tudo o que se observa converge nesta exposição gráfica, na qual avaliamos, de forma cruzada, as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos que nosso negócio terá que enfrentar no decorrer da jornada.
Vale ressaltar que o Planejamento de um Negócio novo, nada mais é que o planejamento estratégico de um negócio futuro. Sendo que, neste planejamento estratégico, ao invés de metas de crescimento e transformação, teremos metas de implantação e consolidação baseadas, principalmente, em um planejamento financeiro.
Nada muda com relação às empresas já existentes, uma vez que elas possuem um planejamento orçamentário que corresponde ao plano financeiro do plano de negócio.
Em suma é tudo planejamento estratégico e não enxergar o planejamento do negócio como um processo de planejamento estratégico tradicional é um dos grandes erros cometidos pelos empreendedores.
É por este motivo que recomendamos a análise de mercado baseada nos conceitos utilizados no processo de planejamento estratégico.
É preciso imputar a visão da estratégia no processo de plano de negócio.
Entendido o porquê desta análise tão completa de mercado, é hora de organizar estes dados e transformá-los nas sonhadas informações de base estratégica. Para isto, em primeiro lugar é preciso detalhar o processo pelo qual utilizaremos os dados gerados:
As oportunidades e ameaças:
São oriundas do ambiente externo, ou seja, no contexto em que a empresa está inserida, seja ele controlável ou não pela organização.
O objetivo principal de se identificar uma oportunidade é de potencializá-la e transformá-la em força da organização, pois se já existe uma oportunidade, obviamente o emprego de recursos é mais facilitado e os resultados serão obtidos com mais rapidez.
Já com relação às ameaças, é imprescindível que sejam desenvolvidas ações que mitiguem tais riscos também utilizando as forças identificadas e, se possível, que possam transformá-los em oportunidades.
Pontos fortes e pontos fracos:
O raciocínio é semelhante, pois os pontos fortes podem ser usados no emprego das competências para aproveitar as oportunidades externas. Eles também podem, e devem, ser utilizados como ferramentas para combater e transformar as ameaças em oportunidades (fazer do limão uma limonada).
Já os pontos fracos, são os fantasmas que precisamos enfrentar. Precisam ser considerados no plano de ação e melhorados com ações e medidas específicas.
É de primordial importância que eles sejam corretamente identificados, pois serão base para definição correta de ações que ajudarão a perpetuar a empresa no mercado.
O uso da ferramenta SWOT para concatenar as informações é um detalhe no processo. Você não precisaria necessariamente fazer isto, porém recomendamos muito, em função da ajuda que ela dá na organização gráfica da informação colocando os dados no lugar certo. Veja na figura abaixo:
O segredo não é o dado, mas o que você vai fazer com estas informações.
Isto significa que você deverá transformá-las em ações na próxima etapa quando estiver planejando os processos do seu negócio.
Muitos empreendedores, principalmente os mais experientes, podem optar por começar diretamente pelo quadro final da SWOT, mas afirmo que quando fazemos a análise detalhada conforme colocamos aqui nos itens anteriores o seu nível de assertividade é muito mais garantido.
Além disto, você pode (e deve) adicionar itens que considere relevante quando o quadro estiver completo com os itens da análise anterior, pois terá treinado sua mente para enxergar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Terá assim uma grande facilidade para dar continuidade à identificação destas informações.
Agora que você tem um resumo das potencialidades que encontrou no mercado vai refletir e chegar a conclusão se seu negócio é viável mercadologicamente falando, isto é, se é possível sobrepor as ameaças com seus pontos fortes, se é possível aproveitar as oportunidades como forma de crescimento e perenidade.
Precisa pensar também, se seus pontos fracos não serão um grande travador do seu processo de crescimento. Deve analisar até mesmo em como pode fazer para torná-los menos fracos.
E assim as suas estratégias serão construídas fortes e com grande potencial de êxito.
A conclusão final vai depender somente de você, mas uma coisa é certa, você não vai entrar na estrada sem conhecer bem o mapa.