Os maiores acertos vêm da correção dos maiores erros
Um empreendedor que é ciente dos seus riscos e das suas possibilidades de acertos se preocupa em entender o que maioria erra para aprender com os erros dos outros e passar a errar menos, pois, no mundo do empreendedorismo errar é perder tempo e perder tempo é perder dinheiro.
Mas não se preocupe e nem se desespere, pois todo empreendedor erra e muito, principalmente no início da sua caminhada. Para te ajudar, preparamos estas dicas simples que poderão te ajudar a encurtar caminho na hora de empreender seu sonho.
1º ERRO: DESVALORIZAR O PLANEJAMENTO
Acredite! Tem gente que simplesmente começa sem planejar nada, que sequer ouviu falar ou já leu um plano de negócio. Há muitos modelos, alguns deles bem básicos, rápidos de fazer e todos ajudam a ver com mais clareza o que se deseja fazer. Não há motivos para cometer este erro, pois lá na frente pode custar mais caro caso dê alguma coisa errada que poderá custar muito mais caro para consertar. O plano de negócio é um guia essencial para colocar a sua ideia em prática.
2º ERRO: NÃO INOVAR
Entrar no ciclo de “mais do mesmo” pode ser devastador para sua energia, seu tempo e seu dinheiro. Inovar não quer dizer inventar algo completamente novo, mas também pode ser, simplesmente, ajustar o jeito antigo de fazer as mesmas coisas e dar mais resultados. Quando o cliente percebe que você oferece uma solução que pode ser mais fácil e melhor ele não tem dúvidas em experimentar seu produto ou serviço. Procure sempre soluções criativas que possam ajudar você a inovar e se destacar no mercado. Tenha em mente sempre resolver problemas reais.
3º ERRO: NÃO DAR A DEVIDA ATENÇÃO AO CAPITAL INICIAL E FLUXO DE CAIXA
É preciso prestar muita atenção em uma coisa: Capital inicial é o valor que você precisa para abrir as portas do seu negócio. É aquele ponto no qual você está 100% preparado para começar a fazer seu trabalho, ou seja, começar a vender. Já Fluxo de Caixa é o planejamento que você precisa ter para seguir aberto, ou seja, no momento que você abre é preciso ter uma projeção de quanto vai gastar até que seu negócio esteja se pagando (gerando receitas para pagar todos os custos e despesas). Deixar uma verba no caixa para este dia a dia é fundamental para você seguir tranquilo. Você pode (e deve) acrescentar esta verba ao seu capital inicial, inclusive recomendamos fortemente que isto seja feito. Esta compreensão é muito importante para você ter condições de focar no seu negócio sem se preocupar se estará financeiramente vivo no mês seguinte.
4º ERRO: QUERER COMEÇAR GRANDE DEMAIS
Entenda! Não estamos dizendo para você pensar pequeno, ao contrário, queremos que pense grande… Mas pensar grande não significa começar grande, pois quando se começa grande demais e não se tem uma boa base, tanto de planejamento quanto de recursos financeiros e técnicos, pode ocorrer um problema proporcionalmente grande. Por isso recomendamos que teste, rode um projeto piloto, comece atendendo uma quantidade definida de clientes. Depois que testar e perceber os principais erros a serem corrigidos, então o céu será o limite. É preciso ter paciência no começo e lembrar que toda grande caminhada começa sempre do primeiro passo.
5º ERRO: NÃO ESTAR 100% COMPROMETIDO
Sabemos que não é o seu caso, mas acredite, tem gente que começa um negócio e não se compromete totalmente com ele. O empreendedor é sempre aquele que vai trabalhar mais, que vai se cansar mais, que vai se preocupar mais, mas é também aquele que vai ganhar mais, porém somente se tudo der certo. Portanto quem não se compromete não tem os problemas, mas também não vai ter os benefícios. Você vai ficar surpreso se eu te disser que ainda há pessoas que empreendem achando que vão ter mais tempo para seus hobbies por não estarem em um emprego com carga horária. Doce ilusão.
Se você chegou até aqui, significa que você não está querendo cometer estes erros. Que bom que está neste caminho! Estudar e pesquisar o comportamento do empreendedor pode ser o primeiro passo para conquistar seu sucesso.
Aprender com os erros dos outros é sempre mais inteligente do que ter que errar para aprender.
Bons empreendimentos!