O que é um modelo de negócios?

Um modelo de negócios é uma descrição de como sua empresa pretende operar e ganhar dinheiro. Parece simples, mas tem suas pegadinhas! Vamos ver?


Para a maioria das empresas, o modelo de negócios costumava ser assim:

Eu compro um produto por um valor X, agrego algum valor a ele e o vendo com um preço Y.  O empreendedor que tem o "mindset" padrão pensa: "Se eu vendê-lo por mais dinheiro do que o custo de comprar as matérias-primas e trabalhar minha mágica nisso (o que inclui pagar funcionários, operar minha loja etc.), então eu obtenho lucro".


Certo? Nem sempre...


Isto é o padrão de trocar figurinhas, mas quem quer ir além, precisa considerar que modelos de negócios inovadores vão além desta fórmula simples para criar fidelidade do cliente, gerar valor de maneiras incomuns e definir novos produtos ou serviços que as pessoas não sabiam que precisavam.


Pense no famoso exemplo da Gillette - você paga uma vez pelo barbeador, mas continua voltando pelas lâminas. Essa foi uma inovação do modelo de negócios. E ainda é uma parte importante da estratégia de negócios.


Ou, por exemplo, os jornais e revistas, quando agregam valor aos leitores criando ou empacotando informações e aos anunciantes quando atendem um público de clientes em potencial qualificados (os assinantes do jornal). Com esta estratégia eles atendem dois públicos interessados com valor e consegue sua geração de receita.


Os estrategistas de modelo de negócios de hoje estão criando valor por meio de mecanismos como a internet, por exemplo, que, alavancando sua experiência de forma positiva, fazem com que se tornem divulgadores de seus produtos.


Enfim, o modelo de negócio envolve o meio como sua empresa GERA VALOR  e com isto GANHA DINHEIRO, portanto você precisa pensar, primeiramente em valor, depois em lucro. O processo será mais prazerozo e divertido.


E você? Como você criará valor para que seus clientes te amem e sua empresa cresça muito?




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